Início
EDUCAÇÃO FINANCEIRA É EXCLUSIVIDADE DA MATEMÁTICA?
O Colégio Santa Amália está associado a Unesco que declarou em 2021 o Ano Internacional da economia criativa para o desenvolvimento sustentável.
Essa temática possibilita ensinar valores como sustentabilidade, o dinheiro e a relação com o meio ambiente e cidadania abrangendo várias áreas do conhecimento das Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Para contribuir com o projeto, a disciplina de geografia estudou com os alunos o consumo consciente, a história do dinheiro e seus impactos sociais e ambientais.
A relação pessoal com o dinheiro produz consequências em todas as áreas da sociedade, seja no individual ou global.
Trabalhar transversalmente com a matemática possibilita o entendimento das relações financeiras não somente no cálculo puramente dito, mas na resolução de problemas, análise de dados e visão crítica de valores positivos e negativos.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA é um projeto para a vida.
A educação financeira está presente como uma das competências gerais da BNCC: “Trabalho e projeto de vida”, que propõe:
“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade”.
Inicialmente, foi desenvolvido pelas professoras de matemática do Colégio Santa Amália dos anos finais do Fundamental 2. O ponto de partida foi conhecer a fábula "A cigarra e a formiga" e traduzi-la para os nossos dias.
Com a fábula, os alunos aprenderam a necessidade de cuidar do dinheiro hoje, pensando no futuro. Os alunos colocaram a mão na massa confeccionando cofrinhos, com a reutilização de materiais, para a prática de economia, com metas mensais.
Em 2021, o projeto foi ampliado para outras disciplinas abordando outras temáticas como: orçamento familiar, consumo consciente, o dinheiro e as mídias e as formas do dinheiro em várias comunidades.
Com o sucesso e engajamento dos alunos ao entender que a matemática financeira permeia a própria vida, surgiu a necessidade da criação do site para ampliar esse conhecimento além da comunidade escolar.
Esse site divulga o novo projeto e conta com a participação das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, envolvendo vários professores, alunos e ideias inovadoras, esse é o @partiupoupar!
Venha conhecer os projetos e aprender conosco!
Sejam bem-vindos!